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Evoluindo 40: A importância de manter a relação entre família e escola

Publicado em: 20 fev 2019 Evoluindo SOE

O espaço de aprendizagem já não pode mais ser pensado de forma restrita à escola ou à sala de aula, assim como não cabe mais compreender a participação familiar como exclusiva ao ambiente de casa. A interação entre os dois é fundamental, já que o desenvolvimento de crianças e adolescentes não acontece de maneira isolada nos diversos espaços que frequentam.

Há grandes benefícios com a proximidade entre a família e a escola, um deles é poder juntos, alinhar as expectativas, por meio de um diálogo aberto; pois, afinal, o objetivo comum dessa relação é oferecer à criança boas condições de desenvolvimento e aprendizagem.

Essa relação saudável contribui para potencializar nos alunos a confiança em suas próprias capacidades e que se tornem independentes e maduros.

A participação dos pais dá mais segurança para os filhos

Na infância, o espaço escolar e sua dinâmica de funcionamento são grandes novidades para os pequenos. Abre-se um mundo novo, repleto de possibilidades, com interação com outras crianças, adultos e com diferentes estímulos e conhecimentos. Apesar de empolgante, esse momento pode ser intimidador. A criança conhecerá outras de sua idade, com as quais deverá compartilhar uma parte de suas experiências, além de estabelecer relações com adultos que não pertencem à sua família.

Quando os pais participam ativamente da vida escolar de seus filhos, eles demonstram estar interessados no processo em que as crianças e jovens estão inseridos. Com isso, eles se sentem apoiados, acolhidos e mais seguros para seguir no desenvolvimento educacional. Suas habilidades sociais aumentam e a chance de problemas comportamentais diminui. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão!

Participar envolve conversar sobre a escola, visitar o espaço, envolver-se com as tarefas, com os trabalhos e incentivar o progresso educacional em casa.

Além de passar segurança, pais comprometidos com a vida escolar dos filhos, que acompanham as atividades desenvolvidas na escola, podem auxiliar no desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade dos pequenos. Verificar depois das aulas os trabalhos e deveres passados e estar disponível para ajudar são maneiras de encorajar as crianças e adolescentes a realizarem suas tarefas com responsabilidade. Além disso, esse hábito reforça a importância de estudar fora da sala de aula.

A participação familiar, na vida escolar dos filhos, leva-os, entre outras coisas, à demonstração de um maior autocontrole e à manifestação de um comportamento cooperativo.

Como contribuir

A aprendizagem é vista por especialistas como mudança no comportamento ou desempenho em resultado de experiência. Dessa forma, lares tolerantes e democráticos encorajam e recompensam a curiosidade, a exploração e a experimentação, as tentativas para lidar com novos problemas e a expressão de ideias e sentimentos. Quando são aprendidas e aplicadas em família, essas atividades estendem-se na escola e em seu convívio social. Assim, quando a educação familiar é feita com amor e paciência, é possível desenvolver nos filhos sentimentos como a autoconfiança e a espontaneidade, que favorecem a disposição para aprender.

Quando a criança não se envolve com o grupo ou não é envolvida por ele, ela participa e se compromete menos nas atividades e, consequentemente, distancia-se – o que interfere no desempenho escolar.

Como não prejudicar

É importante ressaltar que acompanhar a vida escolar dos filhos não significa necessariamente apenas cobrar ou fazer as atividades por eles. O acompanhamento pressupõe muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. Nessa parceria entre pais e filhos, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada.

Quando a criança se sente envolvida, ouvida, apoiada, prestigiada, sente-se também mais estimulada a aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove.
Dessa forma, a criança, a família e a escola ganham por tornarem o processo de aprendizagem não somente algo necessário ao indivíduo, mas também algo natural.

Uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelou que quando a família e escola estabelecem uma boa relação, dialogam e compartilham responsabilidades, os professores percebem uma melhora no comportamento dos alunos, assim facilitando a aprendizagem.

É possível conciliar a rotina de trabalho e a vida escolar dos filhos

Extensas jornadas de trabalho e com isso falta de tempo, é algo real na vida das famílias, que fazem verdadeiros “malabarismos” para atender todos os afazeres necessários do cotidiano, mas nem sempre é fácil e conseguem cumprir. Essa realidade afeta diretamente sua participação nas atividades promovidas pela escola de seus filhos. Porém, é preciso tentar organizar o tempo, planejar-se e abrir espaço para a participação.

É importante compreender que essa participação demonstra para os filhos a valorização e a priorização da educação, os estudos e o conhecimento. É importante também apontar para os filhos suas conquistas; pois, por vezes, focamos mais no que não está bom ou não deu certo e não percebemos os esforços e ganhos. O elogio pode ser um importante incentivo!

Texto de Augusto Cury adaptado pelo S.O.E


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