Evolução On-line
Login:
Senha:

Garanta a sua vaga

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA? 

Publicado em: 06 fev 2025 Evoluindo SOE

A parceria entre a família e a escola é fundamental para a melhoria dos resultados educacionais, pois permite aos alunos que alcancem o desenvolvimento integral. 

O papel da escola na vida de crianças e jovens é proporcionar a formação acadêmica, intelectual e cognitiva, bem como promover o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais necessárias para atuarem na sociedade. 

No entanto, o papel da família é oferecer uma base para o desenvolvimento humano, com a transmissão de valores e princípios, acolhimento, orientação e todo o apoio necessário, inclusive na vida escolar. Atualmente, com a rotina agitada das famílias, muitas vezes, a educação dos filhos recebe pouca atenção ou menos do que deveria, o que sobrecarrega a escola. 

As crianças e os jovens costumam buscar a aprovação e a atenção da família, principalmente no que se refere aos estudos, sua principal atividade, e que acontece na escola, local onde vivenciam suas experiências sociais. 

A parceria entre família e escola é importante para o desenvolvimento do aluno, seja no âmbito pessoal, social ou educacional. Quando os pais são participantes ativos no ambiente escolar e na rotina de seus filhos, os alunos se sentem apoiados, reconhecidos e ganham mais segurança, além de ficarem mais motivados para aprender. 

Família e escola são as principais referências para os alunos e a base para a sua formação humana e acadêmica. Por isso, família e escola precisam trabalhar em conjunto e se apoiarem mutuamente – sem a escola, a família não consegue suprir as necessidades educacionais e, sem a família, a escola não consegue oferecer todo o suporte emocional e afetivo que as crianças precisam para se desenvolver. 

Qual é a importância da família na escola? 

O trabalho desenvolvido na escola é o complemento da educação que os alunos recebem em casa, pois, além de suprir as necessidades acadêmicas, ele auxilia no desenvolvimento pessoal do aluno. O ambiente escolar permite o contato com experiências que não ocorrem no contexto familiar e amplia as possibilidades de o aluno conhecer coisas novas e descobrir habilidades. 

Não podemos deixar de considerar o valor da escola como um ambiente seguro para as famílias confiarem seus filhos enquanto realizam suas atividades cotidianas, como trabalhar. Todos os dias, pais e responsáveis deixam seus filhos na escola e vão atrás de seus compromissos, pois acreditam na missão de educar e formar cidadãos, suprindo, assim, as necessidades pessoais, sociais e educacionais. 

Família e escola atuam juntas na formação das crianças e dos jovens, pois proporcionam o suporte e o incentivo necessários para que eles se desenvolvam de forma integral e alcancem todo o potencial que possuem. Vale lembrar que estabelecer uma parceria entre a família e a escola é fundamental para que isso ocorra, sendo assim, é preciso engajar a participação dos familiares no dia a dia escolar. 

Quando os pais se interessam pela vida escolar dos filhos e participam ativamente, a aprendizagem é facilitada, pois os alunos se sentem apoiados e veem a escola como um ambiente familiar e seguro. Além disso, ao ter um bom relacionamento com as famílias, a escola tem a oportunidade de melhorar suas ações a partir dos feedbacks recebidos e das orientações sobre as dificuldades que os alunos relatam em casa. Quando a família participa de reuniões e conversa com professores e coordenadores, ela pode acompanhar de perto o desenvolvimento da criança e auxiliá-la com alguma dificuldade, o que melhora o seu desempenho. 

Algumas atitudes que a família pode adotar para participar da vida escolar dos filhos, a fim de contribuir com a melhora do desempenho deles, são: 

  • Perguntar como foi o dia na escola; 
  • Acompanhar a realização das tarefas de casa; 
  • Se colocar à disposição caso haja algum problema; 
  • Incentivar a criança a estudar; 
  • Dar importância à vida escolar; 
  • Reforçar positivamente as atividades que a criança realiza; 
  • Corrigir o que for necessário; 
  • Ensinar bons hábitos a serem adotados no ambiente escolar; 
  • Estimular o respeito aos diversos profissionais da escola e à própria instituição; 
  • Participar das reuniões e dos eventos. 

Para que a escola alcance melhores resultados, é fundamental ter influências externas para identificar melhor o que precisa ser feito para otimizar suas práticas e atender às necessidades. Por isso, é importante que a família comunique à escola qualquer crítica ou sugestão de melhoria. 

Quando a criança recebe incentivo e orientação da família, o trabalho dos professores é facilitado, as relações são mais saudáveis e a aprendizagem é otimizada. Sempre que há um trabalho em conjunto, focado nas metas e nos objetivos de interesse mútuo, os resultados são melhores e beneficiam a todos os envolvidos, de modo que toda a comunidade escolar ganha! 

Sendo assim, vamos começar mais um ano letivo cientes, família e escola, cada um do seu papel junto aos filhos/alunos, oferecendo a eles todo o suporte necessário ao seu pleno desenvolvimento. Sejam bem-vindos ao Colégio Evolução em 2025! 

Texto do SAE DIGITAL adaptado pelo Setor de Psicologia Escolar 


Leia mais sobre Evoluindo SOE

© 2025 Colégio Evolução. Powered By Agência Ópera.