Evolução On-line
Login:
Senha:

Garanta a sua vaga

MAS O QUE É SER PAI, AFINAL?

Publicado em: 15 ago 2022 Evoluindo SOE

Junto com o mês de agosto chega à vontade de fazer uma bela homenagem aos Pais. Mas, antes disso, vamos refletir um pouquinho? O que, afinal, significa ser pai?

É mais do que ser genitor (aliás, nem precisa ser genitor, né?) e vai muito além de ser o provedor da família (estamos em 2022 afinal de contas). 

Na verdade, ser pai é tanta coisa. Não é fácil, mas tem suas recompensas. Junto com os perrengues vem também muito carinho e aprendizado. Ainda é um privilégio, estamos cientes. Mais de cinco milhões de crianças brasileiras não têm sequer o nome do pai na certidão de nascimento, quem dirá ter a presença paterna na vida.

Não somos heróis, não sabemos tudo, mas estamos aprendendo para responder à pergunta lá do início. O que é ser pai, afinal?

Quando a gente se torna pai?

A paternidade começa já no momento da descoberta da gravidez. Pai em gestação, pai recém-nascido, pai em fase de crescimento. Desde o início, os pais acompanham a aventura dos filhos e aprendem junto com eles.

Quem embarcou nessa jornada sem volta sabe que, desde o resultado positivo no teste, começa aquela torrente de sentimentos. Preocupações e incertezas, sim, mas também muito amor e vontade de cuidar e proteger – e a ansiedade pelo momento de ter aquele bebê nos braços e enchê-lo de carinho.

Ser pai é estar presente, é se envolver.

Essa presença no dia a dia é muito importante. Valorizar e reconhecer o que é importante na vida dos filhos, quem são os amigos e amigas da escola? Do que eles brincam ou conversam? Qual é o desenho, o programa ou o artista favorito do seu filho? E a comida? Vamos para a cozinha juntos? Melhor ainda: que tal prepararmos o lanche e depois comermos enquanto assistimos, juntos, ao filme favorito?

Ah, mas e o tempo para tudo isso? É, o tempo é um problema para muitos pais. Temos uma rotina corrida, cheia de compromissos e tarefas que muitas vezes preferiríamos não ter. Aqui, é preciso uma conversa franca e aberta com o filho (a). Olha só, o papai não pode agora, por causa do trabalho, mas vamos brincar ou conversar depois?

A presença também não precisa ser sempre física. Você não pode ir ao ginásio ver o jogo do filho (a) porque precisa trabalhar? Seu atleta favorito(a) certamente se sentirá apoiado(a) se você preparar um café da manhã especial para ele(a) mais cedo e se telefonar depois do jogo perguntando como foi. E, quando voltar para casa ao fim do dia, você pode abraçá-la (lo) para celebrar a vitória ou para dar força para seguir em frente após uma derrota.

Ser um pai é um eterno aprendizado.

Ninguém nasce sabendo ser pai, assim como ninguém poderá dizer que já aprendeu tudo sobre a paternidade. Os pais, assim como os filhos, estão em fase de crescimento, aprendendo junto com as crianças e os adolescentes ao longo dessa jornada.

Ser pai não é saber tudo, mas é sempre procurar saber mais sobre tudo relacionado aos filhos. Não precisamos ter todas as respostas, mas sempre estar dispostos a procurá-las.

Ser pai é não ter medo de falar de sentimentos ou de demonstrá-los.

Um dos aprendizados mais importantes para uma criança ou um adolescente é lidar com os próprios sentimentos. Muitos pais, pela forma como foram criados, não puderam aprender isso da forma mais adequada e, para eles, a paternidade é uma segunda chance de trabalhar essas questões.

Também é muito importante que os pais validem os sentimentos dos filhos. Ninguém escolhe ficar triste ou com raiva, a gente simplesmente sente, não é mesmo? Cabe aos pais conversar com os filhos sobre o que eles estão sentindo e como eles podem lidar com isso.

Essa é uma oportunidade para gerar identificação e empatia. Dizer: “Está tudo bem. Sabia que o papai também se sente assim às vezes?” é muito melhor do que tentar reprimir os sentimentos dos filhos. Ser pai também é ensinar a assumir o protagonismo. 

Ser pai é ensinar pelo exemplo.

O comportamento dos pais pode ensinar muito mais aos filhos do que as palavras. Eles se inspiram nos hábitos e no modo de ser dos seus adultos de confiança.

Por isso, um pai sempre deve estar ciente de que está sendo observado pelos filhos e que eles estão aprendendo com seu comportamento.

Ser pai é um monte de coisas, um conjunto de atitudes e valores, e o principal é:  assumir a responsabilidade de cuidar dos filhos.

Neste mês dos Pais, fica nossa homenagem a todos os pais em crescimento, que abraçaram essa jornada e caminham ao lado dos filhos todos os dias.

Fica ainda nosso desejo de que cada vez mais pessoas normalizem o cuidado como “coisa de homem”. E que pai também precisa de rede de apoio, afinal, estamos todos em fase de crescimento, não é? 

Texto Ninhos do Brasil, adaptado pelo SOE.

EVOLUINDO é uma comunicação mensal, enviada pelo SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – SOE, que visa levar aos pais e/ ou responsáveis textos atuais acerca do desenvolvimento da criança e do adolescente.


Leia mais sobre Evoluindo SOE

© 2025 Colégio Evolução. Powered By Agência Ópera.